top of page
Workshop Ecologias de Projeto
Métodos + Processos
Compreender as redes de relacionamento, as tramas de complexidade, as conexões do espaço. Estes foram alguns dos pilares de evolução da disciplina "Ecologias de Projeto - Métodos e Processos", ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Espírito Santo.
Ao falarmos de receita, usamos um termo do dia a dia, para ilustrar uma atividade cientifica, um experimento, o Algoritmo Workshop Ecologias de Projeto. Os dados de entrada - Instruções ou ingredientes - eram informados a cada aula, através do fluxograma (ementa) da disciplina. Debates, leituras e reflexões, foram trazidos à cena por elementos relacionados ao consciente humano x maquínico, à forma de entendimento dos espaços a partir das cargas e interações individuais e coletivas.
Diante deles surgiam muitas variáveis. E, a cada, comando essa relação matemática x arquitetura x operadores, abriam-se portas para as mais complexas e diferentes experiências individuais e coletivas.
A resposta do operador, ao dado de entrada e a variável, proporcionou a construção de um rico exercício projetual, baseado na ciência, mas irrigado por emoções pessoais e coletivas.
Debates, leituras, reflexões e Cafés nos intervalos. Dados de entradas e variáveis, acrescentados ao fluxograma, para execução do calculo. Construíam o cenário da relação consciente maquínico, computacional e à forma de entendimento dos espaços a partir das cargas e interações individuais e coletivas com os espaços.
As inflexões incitadas, proposital, por fluxograma, ou espontaneamente, traçaram a rota para a concepção do modelo Tsuru Pavilion, que teve como inspiração os origamis e esculturas de papel. A proposta do Tsuru Pavilion é expressar, por meio de um modelo arquitetônico, ideias e formulações filosóficas e lógicas, construídas a partir do exercício de observação e pensamento, culminando em uma proposta Pavilhão OpenSource, que sugere interação, adaptabilidade e possibilidades além de um território.
Leveza, apesar da imponência. Harmonia, apesar da intensidade. Coletividade, apesar da singularidade. TSURU PAVILION.
bottom of page